Dev Poliglota – Os desafios do domínio das diversas linguagens de programação

Dev Poliglota – Os desafios do domínio das diversas linguagens de programação

Spread the love

A Locaweb PRO, unidade de negócios voltada para desenvolvedores e agências digitais, com solidez no mercado e constante crescimento, acompanha as tendências tecnológicas e desenvolve parceiros que atuem em múltiplas linguagens de programação para seus projetos. De acordo com Allan Klaus, parceiro freelancer da Locaweb PRO, “o dev poliglota é mais que um especialista, pois domina ao menos duas linguagens, mas que consegue sair da zona de conforto e ter autonomia em projetos que envolvam mais a questão das características do escopo do projeto, desempenho, recursos disponíveis e a facilidade, pois é o que determina qual linguagem adotar”, afirma.

Klaus conta que já chegou a trabalhar com três linguagens na hospedagem VPS: PHP, Ruby e Elixir. “Normalmente, você consegue fazer um mesmo sistema com diversas linguagens diferentes, mas a questão do desempenho e recursos é fundamental nas escolhas individuais para cada projeto. Atualmente, atuo apenas com as linguagens Ruby e Elixir, no back end, e no front end, as mais comuns e que costumam ter maior abrangência no mercado de tecnologia, são css e javascript, tendo os frameworks react, angularJS e vue como os mais utilizados”, conta.

Um exemplo bem elucidativo, de acordo com Klaus é “um serviço de streaming com cerca de 700 mil usuário simultâneos, menos recursos seriam utilizados se optasse pelo Elixir ao invés do Ruby. Isso porque essa linguagem se comporta melhor em múltiplas tarefas.”, afirma.

A importância do Inglês

Outro diferencial para os profissionais é o inglês, linguagem universal obrigatória independentemente do país em que atue. Isso facilita a liberdade técnica em hospedagens compartilhadas entre várias empresas, a exemplo da VPS, na qual os devs lideram projetos simultâneos. Além disso, amplia as oportunidades para os desenvolvedores que podem trabalhar remotamente para empresas de diversos países.

“A Locaweb PRO oferece suporte e atendimento personalizado aos clientes parceiros, buscando ir além do código para auxiliar seu desenvolvimento profissional e geração de novos negócios”, conta Letícia Araújo da Silveira, responsável pelo Marketing de Relacionamento com Parceiros da Locaweb Pro.

“A oportunidade de estar com a comunidade em eventos como PHPSummit e RubyConf permite a troca de conhecimento e o networking, aproximando os devs de novas linguagens para profissionalização no mercado de tecnologia.

Além disso, promovemos a parceria com a English Life para que os parceiros possam aprender ou aprimorar seu inglês (incluindo inglês técnico), o que abre portas para projetos remotos e carreira internacional.”

Sobre a Locaweb Pro
A Locaweb Pro
é uma unidade de negócios da Locaweb focada em desenvolvedores, agências digitais e revendedores. Por meio de planos de parceria, os profissionais cadastrados contam com diferenciais como: maiores descontos em produtos, revenda das soluções, insights de negócio e muitos outros. Com fluxos de trabalho diferenciados, como suporte exclusivo e credenciais em eventos de tecnologia, a unidade possui de cerca de 20 mil parceiros, sendo 3.500 no plano de parceria avançado. Para mais informações, acesse: http://pro.locaweb.com.br/

Deixe uma resposta